segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Surrealismo...



Surrealismo é um movimento artístico, mas não somente artístico, ele é literário (mas a literatura não é uma forma de expressão artística? Sim, mas você me entendeu. Não é só pinturas e tal, tem textos...), surgiu em Paris no século XX, partindo do movimento Dadaísmo e sendo influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (O Froid), que em seu trabalho fala sobre como inconsciente, pensamentos e memórias que estão submersas em nossas cabeças que acabam moldando o modo com que relacionamos com o mundo (assunto para outra postagem).
As características deste movimento é o Surreal (Nossa, é mesmo?), é a tentativa de transforma o surreal, inconsciente, o sonho, o devaneio em algo concreto, abandonando as exigências da lógica e da razão e expressando a total ausência de racionalidade.
O Surrealismo:
“Expressão que foi apresentada inicialmente pelo poeta cubista Guillaume Apolinaire, em 1917 – contava em suas fileiras com nomes famosos como os de Max Ernst, René Magrittee Salvador Dalí, nas artes plásticas; André Breton, no campo da literatura; e Buñuel, no cinema.” (Fonte: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/surrealismo/)


Algumas pinturas surreais e criativas:

Pintura de Vladimir Kush





A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931)

6 comentários:

  1.   egassss!!!!! surrealismo !!! taiii oq + gosto em artes!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Keelly pela visita em meu blog... Eu também gosto em Artes de Surrealismo, Dadaísmo e o outros deste ramo... está ai, outro dia eu posto sobre Dadaísmo, tenho certeza que você vai gostar!!!

    ResponderExcluir
  3. muito legal, ano passado na escola fizemos um trabalho sobre dadaísmo, e tbm vi algumas dessas imagens em outros trabalhos apresentados, sobre surrealismo!!!muito massa!!!!!!!! esperando aki pela postagem sobre dadaísmo!!rsrs

    ResponderExcluir
  4. Legal o post, as imagens são muito boas, mas acho que faltou pelo menos uma do Salvador Dalí, ele representa muito bem o movimento Surrealista...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o site evidencia realmente as obras dos pintores surreais parabéns!

    ResponderExcluir